Professor Educom

O aplicativo Professor Educom foi criado para facilitar o acesso a diversos recursos para a formação e ampliacação do repertório do educomunicador e dos professores e outros profissionais ou estudantes que desejam ampliar seu conhecimento sobre o campo.

Área de intervenção educomunicativa: Mediação tecnológica em espaços educacionais. Incidência das tecnologias nas relações entre as pessoas e cultura.

Jogo 6XY

O 6XY é um jogo de tabuleiro de uso aberto que interage com o digital. Foi criado com o auxílio das informações contidas no aplicativo gratuito TáNaMão, que é uma iniciativa do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, com o objetivo de auxiliar na educação sexual de forma lúdica.

Área de intervenção educomunicativa: Prática pedagógica / pedagogia da comunicação.

 

CulturAção

O CulturAÇÃO é a plataforma criada para intermediar e facilitar o acesso de estudantes e demais comunidade envolvida nos mapas da cultura. Com fácil acesso e linguagem simples, ele aproxima jovens das atividades culturais que são cada vez menos divulgadas em grandes mídias, tendo efeito multiplicador no desenvolvimento do ser como sujeito ativo e emponderamento do mesmo.

Área de intervenção educomunicativa: Mediação tecnológica em espaços educacionais. Incidência das tecnologias nas relações entre as pessoas e cultura.

Wikihow – como fazer? “Monitorando a cidade”

Monitorando a Cidade é uma plataforma de monitoramento feita para monitorar compromissos do poder público e, desta forma, exigir uma maior responsabilidade cívica dos gestores e políticos. As ferramentas do aplicativo ajudam cidadãos a identificar temas importantes que afetam sua vida cotidiana, a organizar campanhas locais de coleta de dados e a criar prognósticos interessantes para promover transformações sociais positivas.

Acesse aqui: Como Utilizar o Aplicativo “Monitorando a Cidade” em uma Atividade Educomunicativa

O aplicativo “Monitorando a Cidade” é grátis e de uso livre, além de estar disponível em versões para web e para smartphones.

Área de intervenção educomunicativa: Mediação tecnológica em espaços educativos. Acesso e domínio de tecnologia à serviço de gestão democrática.

Ciberespaço do Educomunicador

O Ciberespaço do Educomunicador é uma plataforma digital para formação do professor, que encontrará diversos recursos para se iniciar e aprofundar no uso da tecnologia na educação, tendo acesso também a um plano de aula voltado para o trabalhar com gêneros textuais a partir dos blogs e diários.

Área de intervenção educomunicativa: Mediação tecnológica em espaços educacionais. Incidência das tecnologias nas relações entre as pessoas e cultura.

EducomPlay

O EducomPlay é um site desenvolvido pelos graduandos de Educomunicação na ECA/USP e tem o objetivo de ajudar no ensino nas escolas a partir de técnicas de comunicação e audiovisual, mesclando aprendizado e youtube. A nossa principal intenção é ajudar os estudantes a aprenderem enquanto produzem.

Acompanhe também a página no Facebook: EducomPlay

Área de intervenção educomunicativa: Produção midiática voltada à Educação.

e-Topikos: explorar e viver

O e-Topikos tem o objetivo de proporcionar o engajamento de alunos do ensino médio com os lugares como territórios, entendendo os lugares como espaços
humanos produtores de história. O território traz a educação para vivências concretas e sua escolha pelo aluno permite uma maior diversificação cultural.

Área de intervenção educomunicativa: Expressão comunicativa / protagonismo / Gestão Democrática.

Projeto Edugram

O Projeto Edugram tem como objetivo instigar alunos e alunas a criar o seu próprio material a partir do que é dado em sala de aula usando conteúdo audiovisual na plataforma de rede social de Instagram.

Área de intervenção educomunicativa: Expressão comunicativa: protagonismo dos sujeitos sociais na produção e circulação de significados.

 

Nossa Quebrada – protagonismo jovem na rede

Os smartphones fazem parte da rotina de muitas pessoas, tanto para troca de mensagens como para o compartilhamento de imagens em mídias sociais. Diante disso, nosso coletivo vislumbrou a possibilidade de desenvolver um projeto que se utilizasse destes dispositivos móveis em oficinas de fotografia, direcionadas aos alunos de escolas públicas da cidade de São Paulo. Acesse: Nossa Quebrada.

Área de intervenção educomunicativa: Expressão comunicativa: protagonismo dos sujeitos sociais na produção e circulação de significados.